8 de outubro de 2010

Bienal de Arquitetura de Veneza

A Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano traz pela primeira vez a curadoria de uma mulher: a arquiteta japonesa Kazuyo Sejima, ganhadora do Prêmio Pritzker - o Oscar da arquitetura! de 2010 junto com Ryue Nishizawa, de quem é sócia no escritório de arquitetura SANAA. 

Kazuyo Sejima, arquiteta curadora da 12a Mostra Internacional de Arquitetura

Com o nome "Pessoas se encontram na Arquitetura", People meet in Architecture em inglês, a mostra reúne trabalhos de 48 arquitetos, engenheiros, artistas e escritórios de arquitetura, mostrando sob diferentes pontos de vista a interação entre as novas esferas sociais e naturais. 

O vídeo abaixo traz Kazuyo explicando melhor o conceito do tema da Mostra. (áudio em inglês)


Um dos destaques da mostra é a instalação "Arquitetura como ar: estudo para o Château La Coste", em inglês:  'architecture as air: study for château la coste' do escritório japonês junya.ishigami+associates, que ganhou o Leão de Ouro de Melhor Projeto. 

"Arquitetura como ar: estudo para o Château La Coste"

Com 14 metros de profundidade, 4 metros de altura e 4 metros de largura, a instalação é uma maquete em tamanho real de uma construção na Europa e foi "construída" em estrutura de fibras de carbono. A instalação propõe vivenciar o espaço através do vazio gerado no local, ao invés do que seria usual, o espaço gerado através da construção e da ocupação. 

Apesar do sucesso e do prêmio, a estrutura sofreu alguns "problemas técnicos" e desabou logo no começo da  Mostra. No vídeo abaixo vemos as tentativas de consertar a intervenção. 



Nenhum comentário: