22 de março de 2011

Revista Monocle: Hello from Belo



o jornalista e publisher Tyler Brûlè

 capa da edição atual, n.41, com 5 páginas sobre Belo Horizonte

capa da edição 33 que incluiu matéria sobre Brasília e a diplomacia brasileira

capa da edição 35 que inclui matéria sobre o Rio

capa da edição 37 que inclui matéria sobre São Paulo

Há cerca de um ano, em uma festa no Hotel Fasano, no Rio, oferecida pela revista inglesa Monocle na ocasião do lançamento de encarte especial sobre aquela cidade, tive a oportunidade de conhecer Tyler Brûlè e Andrew Tuck, CEO e editor chefe, respectivamente, da publicação. Contei a eles um pouco sobre as boas coisas que temos aqui em Minas e em Belo Horizonte e eles confessaram saber quase nada a respeito daqui. De lá pra cá, um especial sobre São Paulo e reportagem sobre Brasília também foram publicados, e agora, na edição 41, de março, seção Business, saiu uma extensa matéria sobre Belo Horizonte, sob o título "Hello from Belo". Assinada pelo jornalista inglês Tom Phillips (correspondente no Brasil do The Guardian) e com fotos de André Vieira (premiado em 2009 com um World Press Photo, colaborador do New York Times e inúmeras revistas) colocou essa seletiva lente de aumento em lugares, setores e pessoas de diversas áreas como arquitetura, mercado imobiliário, mineração, indústria, artes, etc, o que resultou em um preciso portrait do boom econômico brasileiro pelo viés belorizontino. Contribuí com algumas dicas e acabei na matéria também (aqui na Grampo!), o que devo dizer, me deixou muito feliz.

Monocle Weekly, em edição especial de aniversário: a revista também possui um podcast excelente aos domingos. Da esquerda para a direita, o editor Andrew Tuck, Tyler Brûlè, David Byrne ( isso mesmo, o Talking Head ) e de costas, o editor de cultura Robert Bound


Para quem ainda não conhece a Monocle, ela promete e cumpre como ninguém hoje, colocar os olhos em tudo que interessa no mundo, em temas como cultura, política, négocios, design. No backstage, um time excelente trabalhando em escritórios sediados em Londres, Tóquio e Estocolmo, liderados pelo jornalista e gênio publisher Tyler Brûlè. Ele, que entre outras coisas criou a revista Wallpaper (vendida há alguns anos), assina uma coluna semanal no Financial Times, apresenta um programa da Monocle na Bloomberg, ja foi colunista do New York Times, possui uma empresas de gestão de marcas, a Winkreative, entre outras coisas. Exigente como ele só, é do tipo que acompanha tudo de perto. O resultado para os leitores é uma publicação de qualidade única que, além de toda a credibilidade e prazer de sobra na hora da leitura, surpreende também sob o ponto de vista da forma. Quatro tipos de papéis de altissima qualidade, fotos digitais e analógicas de tirar o fôlego (isso mesmo, eles usam filme de verdade), um projeto gráfico elegante e sóbrio, convertem a boa e velha leitura em papel numa experiência também tátil. Com dez edições ao ano e um número de leitores que não para de crescer, está entre as mais bem sucedidas da atualidade. Não só pelos números mas também pelo público exigente que atinge.
As matérias brasileiras estão cada vez mais recorrentes, já que eles adoram o país e anunciaram a abertura de um escritório e de uma loja em São Paulo. ( Eles possuem lojas em cidades como New York, Tóquio, Londres, e também versão online, com linhas de produtos em parceria com grifes de luxo). Mais um reflexo do Brasil ficando proeminente no mundo devido às conquistas econômicas, e claro, nossa fascinante cultura. Que venham também as mudanças sociais que tanto aguardamos para sermos destaque com muito mais consistência.

Loja de Londres

Você encontra a Monocle em bancas pela Europa, Eua, Japão, entre outros, e no Brasil, em grandes bancas e lojas como Fnac ou livrarias com boas seções de revistas. Como assinante, praticamente desde o início da publicação há quatro anos, só posso recomendá-la a todos. Simplesmente impecável.    



Manoela*

*Manoela Beneti é arquiteta e sócia da Grampo.

Nenhum comentário: