14 de agosto de 2011

A Cultura-mundo



 Livro "A Cultura-mundo_resposta a uma sociedade desorientada" de Lipovetsky e Serroy


Estou impressionada com esse livro que destrincha as bases da cultura hipermoderna, de consumismo, individualismo e tecnicismo extremos. Ele aponta as consequências indesejáveis dessa "cultura-mundo", entre as quais, o desencanto da vida intelectual, as celebridades vazias, a padronização estética, mas também seus incríveis feitos, como a integração de povos e afirmação da democracia e dos direitos humanos. De maneira muito crítica, mas sem pessimismo, analisa tudo através de referências históricas, sociológicas, psicológicas, estéticas e propõe saídas para a desorientação citada no título, causada, segundo os autores, pela decadência de valores, antes norteadores da vida, aliada à excessiva oferta de informações e possibilidades. A frase de Lipovetsky,  "Hoje há demasiado de tudo", define isso muito bem.


Para ilustrar um pouco a questão de que trata a obra, nada melhor que citar os riots recém ocorridos na Inglaterra. Uma juventude fruto de um sistema de educação em crise, com famílias pouco atuantes, sem perspectivas de participar da festa do consumo propagandeada o tempo inteiro, tem, obviamente, um enorme potencial para se revoltar. 


Para finalizar esta nota, um clipe de 1978 da antológica banda inglesa The Clash, convulsionando com a música "White riot". Quando raiva, frustação e um clima tenso eram combustível para se produzir arte. 
Uma saída e tanto.



The Clash, 1978, Victoria Park, Londres, com "White Riot"

2 comentários:

Patrícia Naves disse...

Excelente post e dica, Manu! Muito bom!

GRAMPO disse...

Obrigada, Pat! Volte sempre! beijo